
Bem vindo à
B.S. Estética e Saúde
Acne: O que é, causas e tratamentos estéticos
A acne é uma disfunção de predisposição genética e suas manifestações ocorrem de acordo com a oscilação dos hormônios sexuais. É uma doença da pele que causa a formação de espinhas, cravos, pápulas, pústulas e cistos. As glândulas sebáceas secretam as gorduras para criar um manto protetor para a pele. Com aumento na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar à camada externa da pele se obstrui e o que fica retido inflama. Esta alteração é o que chamamos de acne.A acne surge principalmente na adolescência, época em que há uma explosão hormonal em nosso organismo, mas não faz distinção entre homens e mulheres, então ninguém está isento de sofrer com ela. Hereditariedade, genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias e até o estresse emocional são considerados fatores de risco para a manifestação da acne ou agravamento do quadro.
Tratamentos para Acne
A Limpeza de Pele é iniciada com um gel de limpeza e uma lavagem local com um sabonete esfoliante. Logo após são aplicados algodões com uma solução chamada trieta e uma máscara térmica, que amolecerá a pele e abrirá os poros. A máscara é retirada e começa a desobstrução dos cravos e espinhas, feita manualmente ou com ajuda de curetas. Depois é aplicado um gel antisséptico, o aparelho de alta frequencia e uma máscara calmante para tirar possíveis vermelhidões. A máscara é retirada com um tônico, e finaliza-se com um protetor solar.
Dentre os peelings, o menos agressivo e mais seguro atualmente é o Peeling de Diamante, por não ter manipulação de produtos químicos e, ao contrário dos outros peelings, é um tipo de dermoabrasão menos invasivo. Outra vantagem é que não há liberação de pó, pois as partículas soltas pela pele ficam armazenadas na válvula do aparelho, que trabalha em conjunto com a ponteira de diamante.
O Peeling Químico estimula a regeneração natural dos tecidos e também a produção de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da pele e seu aspecto jovial). Uma solução que fará com que as células se renovem é aplicada na pele. Durante o processo ocorre uma escamação da pele que pode ser na camada superficial, média ou profunda, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova.
Cuidados após o Tratamento
Os tratamentos para acne não comprometem o retorno às atividades normais. Após o procedimento, e sempre, é importantíssimo o uso diário de filtro solar com um mínimo de 30 FPS.
Previna a Acne
Lave seu rosto várias vezes ao dia, especialmente à noite, antes de dormir. Não esprema as espinhas, isso pode resultar na formação de cicatrizes definitivas. Expor o rosto aos raios solares não tem efeito curativo sobre as lesões provocadas pela acne.

Foto Divulgada com Autorização da Cliente